quinta-feira, 29 de junho de 2017

QUIZ 17: CIÊNCIAS 9° Ano

Quiz 17: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9° ANO
Quiz 17: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 9° ANO

Leia as informações abaixo para responder às três questões a seguir.

Muitas teorias foram criadas na tentativa de explicar a diversidade dos seres vivos existentes no mundo e a evolução que levou a essa diversidade. O naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck desenvolveu uma teoria na qual defendia que a utilização de certas estruturas do corpo fazia com que elas se desenvolvessem e esse desenvolvimento era transmitido a seus descendentes. Embora tenha sido bem aceita na época em que foi proposta, tornou-se ultrapassada e foi substituída por outras teorias que tentam esclarecer a evolução dos seres vivos. Dentre os processos evolutivos, existe a especiação, que consiste no surgimento de espécies que descendem de uma população ancestral única.

01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A semelhança da teoria descrita nesse texto com o darwinismo é que

A
B
C
D

    A semelhança da teoria descrita nesse texto com o darwinismo é que as características das espécies são modificadas através das gerações.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A diversidade de seres vivos, mencionada nesse texto, é explicada por meio

A
B
C
D

    A diversidade de seres vivos, mencionada nesse texto, é explicada por meio "da seleção natural, a partir da pressão exercida pelo ambiente, que seleciona os seres com características favoráveis ao meio. "

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Um dos fatores que leva ao surgimento mencionado nesse texto é

A
B
C
D

    Um dos fatores que leva ao surgimento mencionado nesse texto é "o isolamento geográfico de subgrupos da mesma espécie".

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia e observe as informações abaixo para responder às duas questões a seguir.

O Sol emite energia na forma de ondas eletromagnéticas, dentre elas, a luz visível. Esse astro segue em evolução, num ciclo em que a etapa atual é denominada Sequência Principal. Ao finalizar essa etapa, o Sol iniciará uma nova fase, e seu núcleo será contraído, aquecendo até atingir uma temperatura suficiente para começar a fundir o hélio. Nessa nova fase, ocorre a expansão de suas camadas mais externas. Observe, na imagem abaixo, as cores apresentadas por alguns objetos quando iluminados pela luz desse astro na etapa atual.

Disponível em: https://meulink.fit/R0227. Acesso em: 17 set. 2024. Adaptado para fins didáticos.

04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Com base nessa imagem, qual é a cor da luz emitida por esse astro?

A
B
C
D

Com base nessa imagem, a cor da luz emitida por esse astro é a branca, pois essa luz é composta por todas as cores.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A nova fase mencionada nesse texto é denominada

A
B
C
D

    A nova fase mencionada nesse texto é denominada "Gigante Vermelha".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia as informações abaixo para responder às duas questões a seguir.

Em uma região costeira, habitava uma espécie de planta que possuía duas variedades de folhas: alongadas e arredondadas. Porém, há milhares de anos, o nível do mar aumentou e levou à formação de uma ilha, separando essas plantas em duas populações. Com o passar do tempo, apenas as plantas de folhas arredondas eram encontradas na ilha, enquanto no continente só eram observadas as plantas de folhas alongadas.

Um pesquisador, investigando as características genéticas dessas plantas, identificou que elas passaram por um processo de especiação e eram incapazes de se reproduzir na natureza. Apesar disso, o pesquisador descobriu que, em laboratório, o cruzamento entre elas poderia ser induzido. Com isso, ele realizou o cruzamento entre plantas de linhagens puras de folhas alongadas com plantas de folhas arredondas. Com esse cruzamento, o pesquisador conseguiu identificar que a forma da folha era definida pelos alelos F e f, sendo que as folhas alongadas eram dominantes em relação as arredondadas.

06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O genótipo das plantas filhas geradas no cruzamento mencionado nesse texto é

A
B
C
D

    O genótipo das plantas filhas geradas no cruzamento mencionado nesse texto é "apenas Ff".

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

O fator que levou ao processo mencionado nesse texto foi a

A
B
C
D

    O fator que levou ao processo mencionado nesse texto foi a "formação de uma barreira física".

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


Leia as informações abaixo para responder às três questões a seguir.

Os vaga-lumes, também chamados de pirilampos, são insetos capazes de emitir luz visível, fenômeno conhecido como bioluminescência. Existe uma enorme diversidade de espécies de vaga-lumes, sendo o Brasil responsável por abrigar cerca de 350 dessas. Nesses animais, a emissão de luz é utilizada para que indivíduos da mesma espécie se reconheçam, por exemplo. A bioluminescência acontece por intermédio de um conjunto de reações químicas que provocam a oxidação de uma molécula conhecida como luciferina ([tex]C_{11}H_{8}N_{2}O_{3}S_{2}[tex]). Observe, na equação química abaixo, a representação de uma das etapas dessa reação.

[tex]C_{11}H_{8}N_{2}O_{3}S_{2} + O_{2} → C_{10}H_{6}N_{2}O_{2}S_{2} + CO_{2} + H_{2}O [tex]

08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Com base nessa equação, a propriedade que se conserva é

A
B
C
D

    Com base nessa equação, a propriedade que se conserva é "o número de átomos".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Para se reconhecerem, os animais mencionados nesse texto emitem uma radiação do tipo

A
B
C
D

    Para se reconhecerem, os animais mencionados nesse texto emitem uma radiação do tipo "eletromagnética".

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A diversidade dos seres vivos mencionada nesse texto é explicada

A
B
C
D

    A diversidade dos seres vivos mencionada nesse texto é explicada "pela seleção natural, que promove a adaptação e o surgimento de novas espécies".

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Ao entrar em erupção, os componentes presentes no interior dos vulcões passam por uma transformação física, como representado nos modelos de constituição submicroscópica abaixo.

Disponível em: https://meulink.fit/xEHkJKlBsuYKOQD. Acesso em: 26 set. 2024. Adaptado para fins didáticos.

Essa transformação física é denominada

A
B
C
D

Pela configuração das bolinhas na figura, ocorre uma solidificação, ou seja, a passagem de uma substáncia do estado líquido para o sólido.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

A amônia ([tex]NH_{3}[tex]) é um composto químico utilizado na composição de produtos de limpeza. Além de ser encontrado naturalmente no meio ambiente e em todos os seres vivos, esse composto pode ser produzido artificialmente a partir de reações químicas, como a representada abaixo.

Disponível em: https://meulink.fit/DWoHNNBAPunxngn. Acesso em: 23 set. 2024. Adaptado para fins didáticos.

Com base nessa representação, na formação da amônia, ocorreu a conservação

A
B
C
D

Com base nessa representação, na formação da amônia, ocorreu a conservação "do número de átomos".

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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